Inicial | Índice | Editorial | Edições Anteriores
Validade desta edição: até 13 de Maio de 2007
| Fale Conosco | Expediente
 
 

Animais na maca

Mesmo sem verbas, hospital veterinário da UFBA presta bom atendimento à comunidade

 

Camila Moreira
Da equipe de reportagem

 
Camila Moreira
Escola de Medicina Veterinária da UFBA.
 

Vinculado à Escola de Medicina Veterinária, o Hospital de Medicina Veterinária da UFBA(Hospmev) oferece seus serviços à comunidade em geral. Além de prestar cerca de 20 atendimentos, diariamente, com preços inferiores aos de mercado, o hospital também é equipado para realizar cirurgias em casos mais graves. Foi o caso da cadela Tiara, levada por sua dona, a aposentada Maria Oliveira Rabello, 65 anos, moradora do bairro Vasco da Gama, àquele hospital. Depois de ter sido diagnosticada com um câncer de mama, o animal foi encaminhado ao setor cirúrgico. A cirurgia transcorreu sem problemas. A cadela Tiara já está casa e passa bem.

Freqüentadora há quinze anos do Hospmev, Maria Rabello conta que “o atendimento é bom, os médicos atendem direito”, embora reclame. “Antigamente não cobravam os serviços, não”. A aposentada ainda possui em sua casa 38 gatos e 23 cachorros. Quando questionada sobre o número de animais, ela responde: “Minha filha, se eles chegam lá sem ter o que comer, doentes, o que eu posso fazer? Às vezes não sobra dinheiro nem pra eu me alimentar direito.” Ela diz receber a ajuda do diretor do Hospmev, Jonival Costa, e de outros médicos que assinam atualmente uma rifa com o objetivo de ajudá-la.

O atendimento, oficialmente estabelecido no ano de 1976, quando o então Conselho Universitário da UFBA aprovou o Regimento Interno do hospital, é realizado por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Após a distribuição de fichas, os donos de animais são orientados à aguardar na recepção. Há uma única restrição no local escrita numa placa fixada na parede: “Proibido colocar animais sobre o banco”. Na recepção, animais diversos com seus donos aguardam a hora de entrar. O Hospmev que não recebe apenas animais domésticos, conta com um quadro de aproximadamente 35 profissionais e cerca de 400 acadêmicos a cada semestre letivo.

Para a estudante de veterinária, Luísa Maia, 19 anos, o atendimento aos animais no hospital possibilita a associação entre teoria e prática. Embora ressalte que “às vezes, as condições de trabalho não permitem viabilizar na prática aquilo que se aprende na teoria”. A estudante também estagia na Cavalaria da Polícia Militar. Luísa Maia considera muito bom o atendimento oferecido pelo hospital e o compara ao que é feito em clínicas particulares da cidade.

José Senna, funcionário que trabalha há 11 anos no Hospmev, acredita que os serviços oferecidos favorecem, na maioria das vezes, pessoas carentes. O hospital, porém não recebe subsídios do Sistema Único de Saúde(SUS). Ainda assim, mantém o atendimento através das taxas cobradas, assim como de parcerias com laboratórios farmacêuticos que ajudam no abastecimento da farmácia local, e de repasses financeiros da própria universidade. Além disso, também recebe o apoio da Associação de Proteção aos Animais. Há pessoas, como no caso da aposentada Maria Rabello, que não conseguem sequer pagar as taxas mínimas de consulta. Neste caso, a política de parcerias com outras instituições prevalece.

Os serviços oferecidos podem ser pagos à vista ou parcelados no cartão de crédito em até três vezes sem juros. As consultas com alunos supervisionados por professores oferecem 50% de desconto. Vale ressaltar que o valor das taxas cobradas pelo hospital estão bem abaixo das praticadas em clínicas veterinárias e Pet Shops.

Segundo o diretor do hospital, Jonival Costa, a instituição vem trabalhando no sentido de estabelecer convênios com órgãos municipais e estaduais. O objetivo é propiciar à comunidade atendimento gratuito, além de promover orientações acerca do bem estar do animal. Ainda segundo o diretor, alguns programas nesse sentido já foram elaborados e aguardam para ser aprovados. Para saber mais sobre os serviços oferecidos basta informar-se através do “MEV-Informa”, jornal eletrônico vinculado à Escola de Medicina Veterinária. O Hospemev localiza-se na Avenida Ademar de Barros, Ondina.

 
 
 
   
 
 
   
   
   
 
Leia também
   
 

Em cartaz, a dívida.

Entidade de direitos autorais ameaça penhorar bens do Multiplex Iguatemi, que pode ser fechado novamente.

 
Wagner ainda pisa em ovos
 

Celulares estão na mira

Telefones móveis viram objeto de desejo também para quem quer faturar uma graninha ilegalmente.

 

Ou paga, ou corre

Agiotas contratam cobradores de aluguel e pressionam devedores, que podem pagar até com a própria vida.

 
Angola logo ali

País da África torna-se atrativo mercado de trabalho e de investimento para baianos.

 

Próxima parada, o caos

Terminais centrais de ônibus agonizam em Salvador; prefeito quer privatizar, mas MP vê irregularidades.

 

Via crucis de cada dia

Usuários de ônibus pagam caro pela passagem mas sofrem com serviço sempre ruim.

 
Desafinada Ordem dos Músicos

Artistas contestam representatividade de sua enti­dade, há 22 anos sob a mesma direção.

 
Quando entrar setembro...

Com verbas em atraso, UFBA oferece primeiras turmas do projeto Universidade Aberta.

 
Estudar e morar na capital né mole não

Situação das residências estudantis depende da relação com o poder de prefeitos do interior.

 
Assim não dá

Pessoas com deficiência impedidas de acesso facili­tado aos serviços públicos.

 
Sexo em Casablanca

Moradores reclamam da pouca, ou nenhuma, vergonha no condomínio de classe média na orla.

 
Só para apreciar

Vizinhos pobres de novo mega-shopping da capital estão céticos quanto à possibilidade de melhorar de vida.

 
 
Shopping-problema

Aeroclube atravessa pior “crise de identidade”, com desentendimentos entre lojistas e prostituição

 

Muçulmanos na terra do carnaval

Comunidade islâmica vivendo na Bahia sofre preconceito e enfrenta práticas contrárias à fé.

 
 
 
 
Universidade Federal da Bahia. Jornal da Facom. 2007.