Inicial | Índice | Editorial | Edições Anteriores
Validade desta edição: até 13 de Maio de 2007
| Fale Conosco | Expediente
 
 
 

Sexo em Casablanca

Moradores reclamam da pouca, ou nenhuma, vergonha no condomínio de classe média na orla

 

Marcel Bane
Da equipe de reportagem

 
Marcel Bane
Aspecto do condomínio fechado em bairro de classe média da capital baiana, onde moradores se queixam de "exageros" libidinosos
 

Região freqüentada por banhistas que procuram os melhores locais para banho de mar e faixas de areia mais extensas, o pedaço de orla que vai de Patamares a Itapuã, em Salvador, é notório por abrigar pontos de prostituição, nos quais a oferta de garotas e rapazes é tão grande quanto a demanda por eles. Os condomínios de luxo nos arredores possuem aquele ar praieiro que tanto encanta os turistas que preferem manter distância de bairros modernos, como Pituba ou Ondina.

Casablanca Village, em Piatã, é um grande conjunto de cerca de duzentas residências que simulam chalés, com uma grande piscina oval e coqueirais de aparente tranqüilidade. Há 10 anos se podia comprar uma unidade simples de dois quartos por cerca de 40 mil reais. Hoje o preço é, no mínimo, o dobro. A valorização e o crescente interesse imobiliário, somados ao silêncio dos moradores, acabou por transformar o local em um velado reduto de sexo e drogas. Segundo Lucas Tavares, que mora ali, os corretores vendem e alugam unidades sem maiores exigências ou preocupações com os moradores, na maioria, pacatas famílias e muitos idosos. Procurados pela reportagem, poucos moradores quiseram falar abertamente sobre o assunto.

Lucas Tavares, 20 anos, desde criança mora ali com a família. Ele compartilha com os outros habitantes uma certa nostalgia dos tempos nos quais calmaria não era só uma fachada. “Cresci no Casablanca, jogando bola, nadando na piscina. Hoje já não dá mais. No inverno a piscina ainda é linda, limpa. No verão, e um pouco depois, vira um clube. Principalmente agora com a Cantina do Zezé. Há prostitutas que os moradores conhecem da noite na orla, seminuas. Muitos moradores, amigos meus, inclusive, já se mudaram por causa disso”.

Na opinião dele, os condôminos sabem, mas ninguém se pronuncia a respeito. “Ninguém quer pôr a corda no pescoço”, sentencia Tavares. “Há muitos proprietários que não moram no condomínio e dos que moram, somente 30% comparecem às reuniões administrativas e assembléias de condomínio”. Muitos dão o aval para que corretores anunciem seus apartamentos.

“Corretor não está preocupado com o bem-estar dos moradores, eles querem euros”, afirma Fernando Sabino, 36, morador há 10 anos. Há um site na internet, inclusive, que anuncia o aluguel de imóveis no condomínio. Curiosamente, a página bilíngüe só tem tradução para o italiano. “A maioria é mesmo de italianos, mas não só”, diz Sabino. Os moradores criam que o site não passava de boato. Entretanto, existe de fato. É o www.paradiseinbrazil.com

Estrangeiros “não pechincham”, informa prostituta

Na noite de 24 de dezembro de 2006 um italiano saiu correndo pela portaria do Casablanca, gritando, e segundo os moradores, altamente drogado. Entrou pela portaria do condomínio vizinho, Cores de Piatã, onde caiu junto à mesa, e morreu. O caso virou notícia mas também anedota entre os moradores. Foi uma das raras visitas da polícia ao local. “Isso é uma moradia saudável, normal para uma família?”, indigna Marcela Rebouças, 34 anos, moradora há quatro. “Já vi gringo bêbado, de pau duro, com garotas nuas na piscina. E as pessoas rindo. Não há respeito”, declarou Lucas Tavares.

Os moradores fazem coro ao se referir à síndica como apática. “Ela encara o problema como encara o uso de drogas aqui, sempre existiu. Faz vista-grossa. Há muito filho de pessoas influentes aqui”. Procurada pela reportagem do JF, a síndica não quis se pronunciar.

Não é preciso caminhar muito ao longo da orla de Piatã para encontrar garotas e garotos de programa. Solange, 22, batalha no ofício há dois anos. Ela conta que atende principalmente em condomínios e motéis, mas já trabalhou nas ruas. A grande maioria de clientes é de estrangeiros. “Eles vêm o ano inteiro. Pagam bem, não pechincham. Nosso point é o [restaurante] Casquinha de Siri. Eles pagam comida, bebida e, não raro, drogas”.

Solange diz que já trabalhou em Portugal e Espanha, por intermédio de um cliente italiano, que conheceu no Casquinha e a levou ao hotel. A grana que ganhou com trabalho duro foi suficiente para comprar o apartamentro no qual mora com o filho de cinco anos, na Pituba. Sem meias-palavras, diz gostar do que faz, entretanto lamenta que seja um caso isolado. “A maioria das meninas faz mesmo é para garantir o mínimo de grana para ajudar à família ou se manter sozinha. Tenho amigas que fazem para pagar a faculdade particular também. Uma delas inclusive está na Itália agora, mas morou três anos naquele condomínio ali, o Casablanca”.

 
 
 
   
 
 
   
   
   
 
Leia também
   
 

Em cartaz, a dívida.

Entidade de direitos autorais ameaça penhorar bens do Multiplex Iguatemi, que pode ser fechado novamente.

 
Wagner ainda pisa em ovos
 

Celulares estão na mira

Telefones móveis viram objeto de desejo também para quem quer faturar uma graninha ilegalmente.

 

Ou paga, ou corre

Agiotas contratam cobradores de aluguel e pressionam devedores, que podem pagar até com a própria vida.

 
Angola logo ali

País da África torna-se atrativo mercado de trabalho e de investimento para baianos.

 

Próxima parada, o caos

Terminais centrais de ônibus agonizam em Salvador; prefeito quer privatizar, mas MP vê irregularidades.

 

Via crucis de cada dia

Usuários de ônibus pagam caro pela passagem mas sofrem com serviço sempre ruim.

 
Desafinada Ordem dos Músicos

Artistas contestam representatividade de sua enti­dade, há 22 anos sob a mesma direção.

 
Quando entrar setembro...

Com verbas em atraso, UFBA oferece primeiras turmas do projeto Universidade Aberta.

 
Estudar e morar na capital né mole não

Situação das residências estudantis depende da relação com o poder de prefeitos do interior.

 
Assim não dá

Pessoas com deficiência impedidas de acesso facili­tado aos serviços públicos.

 
Sexo em Casablanca

Moradores reclamam da pouca, ou nenhuma, vergonha no condomínio de classe média na orla.

 
Só para apreciar

Vizinhos pobres de novo mega-shopping da capital estão céticos quanto à possibilidade de melhorar de vida.

 
 
Shopping-problema

Aeroclube atravessa pior “crise de identidade”, com desentendimentos entre lojistas e prostituição

 

Muçulmanos na terra do carnaval

Comunidade islâmica vivendo na Bahia sofre preconceito e enfrenta práticas contrárias à fé.

 
 
 
 
Universidade Federal da Bahia. Jornal da Facom. 2007.