Inicial | Índice | Editorial | Edições Anteriores
Validade desta edição: até 13 de Maio de 2007
| Fale Conosco | Expediente
 
 
 

Só para apreciar

Vizinhos pobres de novo mega-shopping da capital estão céticos quanto à possibilidade de melhorar de vida

 

Camila Moreira e Gilvan Reis
Da equipe de reportagem

 
João Fontoura
Morador do bairro Pernambués, com o Salvador Shopping ao fundo.
 

Às vésperas da inauguração do novo empreendimento, a comunidade do bairro de Pernambués não é unânime quando o assunto é o Salvador Shopping, localizado na Avenida Tancredo Neves. Moradores dos bairros carentes vizinhos ao mega-templo de compras previsto para abri no final de maio, reclamam dos transtornos provocados pela retirada de linhas de ônibus coletivos. Em contrapartida, parte da comunidade acredita que a construção do shopping possibilitará melhoras no bairro.

A construção do shopping, com 263 lojas, deve gerar cerca de 12 mil empregos diretos, segundo dados oficiais. Números relevantes, quando dados divulgados, recentemente, por pesquisas realizadas pelo DIEESE comprovam que Salvador possui uma taxa de desemprego de 22,3% da população economicamente ativa.

Enquanto isso, moradores de Pernambués e adjacências acotovelam-se em filas para a entrega de currículos no novo shopping. Dilma Guimarães, moradora do bairro, mostra-se cética quanto às possibilidades de geração de empregos através do empreendimento. “Acho que não vai dar em nada. Meu filho já colocou o currículo lá há uns dois meses e não chamaram ele ainda”.

Algumas pessoas da comunidade acreditam que tudo não passa de mais uma grande frustração. Essa é a opinião de Ana Paula, secretária da Sociedade Beneficente 10 de Julho, instituição de cunho social da comunidade de Pernambués. As pessoas daqui podem até freqüentar, mas não sei se vão poder consumir. Pode favorecer assim, no sentido de só apreciar.

A associação de moradores da qual Ana Paula faz parte oferece cursos profissionalizantes para os moradores. No momento, informa a presidente, estão sendo oferecidos cursos de garçom e de “atendimento ao cliente”. Ninguém da Prefeitura ou do shopping entrou em contato para captação desses profissionais recém formados.

Obras influenciaram mercado informal nas comunidades

Para a aposentada Rose Lemos, moradora da Grande Bahia, região também próxima ao shopping, “tudo piorou” com a construção do empreendimento. “Muita gente tem colocado currículo lá, até gente do interior tá colocando. Mas você sabe que só chamam parente de vigilante”. As mudanças ocorridas no tráfego da região também são motivos de indignação para a aposentada. “Mais de dez linhas de ônibus mudaram. Minha filha que estuda no subúrbio tem que acordar 4 e meia da madrugada para pegar transporte. Melhorou como?”, desabafa.

A aposentada, que procura agora uma nova casa para alugar, dificilmente encontrará desconfia uma de suas vizinhas ouvida pela reportagem. Isso porque boa parte das casas disponíveis foi alugada pela administração do shopping para funcionários que não moram no local. O barraqueiro Lenilson Ferreira comenta: “O shopping tem mais aspecto positivo que negativo. O valor das casas pra alugar aqui subiu por causa dele. Quem cobrava 100 por mês, cobra agora 150 reais”.

Quanto aos transtornos causados pelo reordenamento do trânsito, Ferreira é taxativo: “Todo o trânsito da cidade é caótico. Aqui ainda tem muitos ônibus, também tem a passarela” - que liga a região de Pernambués à Avenida Tancredo Neves, hoje uma das mais movimentadas da capital.

Alimentar o contingente de funcionários contratados para agilizar a obra também é tarefa que rendeu lucros a pequenos comerciantes da região. É o caso de Maria de Jesus, que fornece comida em “quentinhas” aos operários da obra. “A gente abriu há pouco tempo e tem sido uma época boa. As quentinhas poderiam ser mais, mas é que eles (os operários) vêm comer mais aqui na barraca”, declara.

As obras, com prazo definido para serem concluídas em meados de abril, estavam a pleno vapor no final de março. Novos operários foram acrescidos ao contingente inicial. Tudo deveria estar pronto para a inauguração no dia 22 de abril, mas no início desse mês foi adiada para maio. Procurada pela equipe de reportagem para falar sobre os impactos sociais gerados pela construção do empreendimento na região, a assessoria do shopping não quis se pronunciar.

 
 
 
   
 
 
   
   
   
 
Leia também
   
 

Em cartaz, a dívida.

Entidade de direitos autorais ameaça penhorar bens do Multiplex Iguatemi, que pode ser fechado novamente.

 
Wagner ainda pisa em ovos
 

Celulares estão na mira

Telefones móveis viram objeto de desejo também para quem quer faturar uma graninha ilegalmente.

 

Ou paga, ou corre

Agiotas contratam cobradores de aluguel e pressionam devedores, que podem pagar até com a própria vida.

 
Angola logo ali

País da África torna-se atrativo mercado de trabalho e de investimento para baianos.

 

Próxima parada, o caos

Terminais centrais de ônibus agonizam em Salvador; prefeito quer privatizar, mas MP vê irregularidades.

 

Via crucis de cada dia

Usuários de ônibus pagam caro pela passagem mas sofrem com serviço sempre ruim.

 
Desafinada Ordem dos Músicos

Artistas contestam representatividade de sua enti­dade, há 22 anos sob a mesma direção.

 
Quando entrar setembro...

Com verbas em atraso, UFBA oferece primeiras turmas do projeto Universidade Aberta.

 
Estudar e morar na capital né mole não

Situação das residências estudantis depende da relação com o poder de prefeitos do interior.

 
Assim não dá

Pessoas com deficiência impedidas de acesso facili­tado aos serviços públicos.

 
Sexo em Casablanca

Moradores reclamam da pouca, ou nenhuma, vergonha no condomínio de classe média na orla.

 
Só para apreciar

Vizinhos pobres de novo mega-shopping da capital estão céticos quanto à possibilidade de melhorar de vida.

 
 
Shopping-problema

Aeroclube atravessa pior “crise de identidade”, com desentendimentos entre lojistas e prostituição

 

Muçulmanos na terra do carnaval

Comunidade islâmica vivendo na Bahia sofre preconceito e enfrenta práticas contrárias à fé.

 
 
 
 
Universidade Federal da Bahia. Jornal da Facom. 2007.