Inicial | Índice | Editorial | Edições Anteriores
Validade desta edição: até 13 de Maio de 2007
| Fale Conosco | Expediente
 
 
 

Angola logo ali

País da África torna-se atrativo mercado de trabalho e de investimento para baianos

 

Fanta Sonco e Dayse Porto
Da equipe de reportagem

 
Reprodução
Luanda, onde centenas de brasileiros encontram emprego.
 

Já pensou em ir a África? Antes de responder para si mesmo, exclua as opções de fazer um safári, ou prestar ajuda humanitária. Ao menos quando o país é Angola, pode-se encontrar oportunidade de emprego no continente africano. Muitos baianos já foram e há quem esteja naquele país pela segunda vez. Castigada por mais de 30 anos de guerra civil, Angola inicia sua reconstrução e recebe cada vez mais investimentos, importando, além de bens e serviços, empresas e profissionais.

“Nunca vi um revólver em Angola. Só fuzil e AK 43”. Quem diz é a produtora cultural Leila São Paulo, sobre o ambiente de violência, resquício da guerra, que vivenciou. Leila morou dois anos e meio no país africano, entre 2003 e 2006, trabalhando numa empresa de promoção e produção cultural brasileira. Ela diz que encontrou em Angola as melhores praias que já viu, um povo que classifica como “muito bonito” e acha que vale a pena a experiência. Mas não esconde o choque de quem morava num apartamento da Pituba e foi parar no centro de um antigo campo de batalha. Ainda no avião para Luanda, um casal de brasileiros tentou lhe dar uma idéia de como era o aeroporto: “Você conhece a rodoviária de Itaberaba?”, equipararam.

Leila São Paulo conta que já foi ameaçada por um homem armado numa briga de trânsito numa das ruas de Luanda. “África é, de fato, uma região às voltas com miséria, fome, doenças etc. O quadro de violência é relativo. Há mais homicídios em Recife, por exemplo, que em toda Angola”, lembra o jornalista José Carlos Teixeira. Teixeira presta consultoria para o governo de Angola e, desde agosto do ano passado, está naquele país pela segunda vez. A primeira, entre 2000 e 2002, foi em plena guerra entre o governo do partido Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), e forças da oposição. Na época, Teixeira trabalhava como consultor da Agência Angola Press (Angop) de notícias. “Hoje encontrei um país vivendo um período de paz (a guerra acabou em 2002) e às voltas com um grande programa de reconstrução nacional. Por todo o país, há obras de recuperação da infra-estrutura (estradas, pontes, prédios...) destruída durante o conflito”, testemunha.

Angola é rica em diamantes e metais preciosos e desde 2004 produz mais de 1 milhão de barris de petróleo ao dia, segundo site da BBC para a África. A Petrobras está no país desde 1979, e hoje mantém contrato de exploração e produção de petróleo. Outra empresa brasileira, a Odebrecht, lucra em terras angolanas. O último contrato da empreiteira com a Empresa Nacional de Estradas de Angola (ENEA), foi de 39 milhões de dólares, de acordo com divulgação do próprio grupo.

No fim de março de 2007 foi inaugurado o primeiro shopping center de Angola, o “Bellas Shopping”, um investimento de 35 milhões de dólares americanos, segundo site da Angola Press. Em reportagem do Jornal Digital do dia 26 de março deste ano,  destacam-se dados econômicos como o crescimento real de 13% ao ano e da redução drástica da inflação. Nada disso até agora conseguiu tirar de Angola o maior índice de mortalidade infantil do mundo - a cada mil nascimentos, 191,19 crianças morrem antes de completar cinco anos de idade, segundo site Index Mundi.

Bons salários, normalmente, são um atrativo para profissionais estrangeiros. Além disso, gastos de moradia, transporte e até quatro viagens anuais ao Brasil são cobertos pelos empregadores, que podem ser empresas nacionais, internacionais, ou o próprio governo angolano. Leila São Paulo informa que ela e o noivo, que também trabalhou no país, vão comprar um apartamento com o dinheiro que juntaram em Luanda. Teixeira, que trabalhava no jornal A Tarde, diz que compensa financeiramente. Quem está indo para lá agora diz que com a estabilização, os salários vêm diminuindo. “Vou mais pela experiência. Ganharei uma mixaria, mas quero passar por essa aventura”, diz Juliano Lefundes, técnico agrimensor, espécie de topógrafo especializado. De malas prontas para Luanda, ele embarca este mês de abril, já contratado por uma empresa especializada.

“Kuduro” é estilo musical

Parece trocadilho de banda de pagode baiano, mas “kuduro” é um estilo de música comercial angolana cujos movimentos de dança em muito lembram os da Bahia. Isso para não falar na “tarrachinha”, que segundo Leila São Paulo é “praticamente um arrocha africano”. Vídeos com esses e outros estilos de música e dança angolanos estão disponíveis no site YouTube.

A semelhança cultural na música, comida e temperamento do povo pode fazer com que os baianos em Angola se sintam um pouco em casa. Essa ligação não vem de hoje, mas desde que começou o comércio de escravos africanos para o Brasil. Muitos bantos, principal etnia angolana, vieram para as senzalas brasileiras, de acordo com artigo de Tata Nkasute, disponível na Casa de Angola, localizada no centro antigo de Salvador.

Motivado por redescobrir essas raízes, Mateus Aleluia, músico   baiano, se mudou para Angola no ano de 1983, em plena guerra civil. “O povo é o mesmo”, afirma. Mateus é ex-integrante do grupo Tincoãs, conhecido na década de 70 por se inspirar na música dos terreiros de candomblé de Cachoeira, recôncavo baiano. Foi para Luanda por uma semana fazer shows e ficou quase 20 anos. Em Salvador desde 2002, seu Mateus desenvolve projetos como o de uma Opereta Sacro-profana, em parceria com a TVE Bahia. “Eu estou fazendo um restauro. Se vou voltar agora para Angola, se vou ficar por aqui (em Salvador), só Deus sabe. Mas, na verdade, eu nunca vou sair de África”, diz.

 
 
 
   
 
 
   
   
   
 
Leia também
   
 

Em cartaz, a dívida.

Entidade de direitos autorais ameaça penhorar bens do Multiplex Iguatemi, que pode ser fechado novamente.

 
Wagner ainda pisa em ovos
 

Celulares estão na mira

Telefones móveis viram objeto de desejo também para quem quer faturar uma graninha ilegalmente.

 

Ou paga, ou corre

Agiotas contratam cobradores de aluguel e pressionam devedores, que podem pagar até com a própria vida.

 
Angola logo ali

País da África torna-se atrativo mercado de trabalho e de investimento para baianos.

 

Próxima parada, o caos

Terminais centrais de ônibus agonizam em Salvador; prefeito quer privatizar, mas MP vê irregularidades.

 

Via crucis de cada dia

Usuários de ônibus pagam caro pela passagem mas sofrem com serviço sempre ruim.

 
Desafinada Ordem dos Músicos

Artistas contestam representatividade de sua enti­dade, há 22 anos sob a mesma direção.

 
Quando entrar setembro...

Com verbas em atraso, UFBA oferece primeiras turmas do projeto Universidade Aberta.

 
Estudar e morar na capital né mole não

Situação das residências estudantis depende da relação com o poder de prefeitos do interior.

 
Assim não dá

Pessoas com deficiência impedidas de acesso facili­tado aos serviços públicos.

 
Sexo em Casablanca

Moradores reclamam da pouca, ou nenhuma, vergonha no condomínio de classe média na orla.

 
Só para apreciar

Vizinhos pobres de novo mega-shopping da capital estão céticos quanto à possibilidade de melhorar de vida.

 
 
Shopping-problema

Aeroclube atravessa pior “crise de identidade”, com desentendimentos entre lojistas e prostituição

 

Muçulmanos na terra do carnaval

Comunidade islâmica vivendo na Bahia sofre preconceito e enfrenta práticas contrárias à fé.

 
 
 
 
Universidade Federal da Bahia. Jornal da Facom. 2007.