Inicial | Índice | Editorial | Edições Anteriores
Validade desta edição: até 13 de Maio de 2007
| Fale Conosco | Expediente
 
 
 

Eternos filhinhos da mamãe

Eles passam da idade de criar seu próprio lar e não desgrudam das asas dos velhos

 

Ana Maria Wartke
Da equipe de reportagem

 
Ana Maria Watke
Antônio Lucindo, típico filhinho da mamãe.
 

Se a idéia que sobrevém à cabeça da maioria das pessoas ao falar de indivíduos que resistem bravamente na casa dos pais é a daquele vizinho solteirão que até hoje não conseguiu um pé-de-meia ou daquele tio inoportuno que nem pensa em sair do conforto da casa, conheça agora a “Geração Canguru”: os sobreviventes do lar de hoje em dia são independentes, bem sucedidos na carreira, expansivos, promissores e... continuam no aconchego da  “bolsa” da mãe.

A advogada Thaís de Carvalho, 33 anos, recebe o suficiente para morar sozinha, mas prefere continuar morando no confortável apartamento dos pais, no Itaigara, bairro de classe média. Diz que sempre se deu “muito bem” com eles e só pretende sair para constituir sua própria família. “Toda vez que falo em sair de casa, minha mãe fica triste”. Ela morou um ano longe dos pais, no município de Ilhéus, sul da Bahia. Não tem problemas em se imaginar morando sozinha, pelo contrário, se diz preparada para enfrentar as dificuldades de ter seu próprio canto.

Para se deparar com um exemplo discrepante, nem é preciso ir muito longe, mas precisamente ao quarto ao lado. Explica-se: o irmão de Thaís, Antônio Lucindo Sobrinho, 27 anos, também divide o mesmo apartamento com os pais, mas ao contrário da irmã, sente-se muito mais ligado a eles. Ele morou um ano em Bauru, São Paulo, para fazer uma especialização em sua área, odontologia. Conta que ligava praticamente todos os dias, aos prantos, “para ouvir a voz dos meus pais”. Mesmo reconhecendo que um dia sairá para constituir sua própria família, e tendo condições financeiras de fazê-lo já, ele enfatiza: “Quero morar perto dos meus pais, pelo menos no mesmo bairro”.

Às vezes, os pais gostam


Nem sempre essa tão adiada partida está associada à formação de uma nova família. Carla Ferraz, 32 anos, trouxe a sua para dentro de casa. Seu filho Ícaro, 8 anos, mora com ela e os avós, em Canavieiras, município a 596 quilômetros de Salvador, também no sul baiano. Ela atua na área de Comunicação do Hotel Transamérica, ganha um salário que cobriria tranqüilamente seus gastos pessoais e os do seu filho em uma outra casa, mas diz não sentir nenhuma pressão para sair da casa dos pais. “Acredito que meus pais gostem dessa situação. Não os vejo vivendo longe do meu filho. Seria muita infelicidade para eles e para meu filho, que é muito apegado ao avô”. Carla, assim como os dois exemplos citados anteriormente, não colabora com as despesas da casa, como luz, água e telefone, somente custeia seus gastos pessoais, tais como celular, gasolina do carro e opções de lazer.

Há casos em que esse prolongamento na convivência familiar pode não se dar com o assentimento dos pais. Darcy Antônio Lucchini, 26 anos, acabou optando por sair de casa depois de uma longa trajetória dividindo apartamento com o pai. Ele atua como técnico de plásticos no complexo da montadora de automóveis Ford, em Camaçari, trabalha desde os 17 anos e então sempre supriu seus gastos pessoais. No entanto, afirma que o convívio com o pai foi se tornando insustentável. “Não era por causa de despesas, a gente se batia de frente por causa de divergências de opinião mesmo”. A solução foi se mudar para uma quitinete, no bairro da Amaralina, onde mora sozinho atualmente.

A psicóloga Maria D’Ajuda Passos diz que, em muitos casos, a presença dos filhos em casa é incentivada pelos próprios pais. “Para alguns pais é conveniente a estadia prolongada dos filhos e o atraso na emancipação individual por motivos emocionais fortes. Porém, cortar os laços e interromper essa adolescência esticada ajuda em muito aos pais na superação do medo de errar e o fim da postura de super-proteção - fatores que, entre outros, levam à eternização da adolescência dos filhos e o fortalecimento da auto-estima”

 

 
 

 

 

 

 

 

 
   
 
 
   
   
   
 
Leia também
   
 

Em cartaz, a dívida.

Entidade de direitos autorais ameaça penhorar bens do Multiplex Iguatemi, que pode ser fechado novamente.

 
Wagner ainda pisa em ovos
 

Celulares estão na mira

Telefones móveis viram objeto de desejo também para quem quer faturar uma graninha ilegalmente.

 

Ou paga, ou corre

Agiotas contratam cobradores de aluguel e pressionam devedores, que podem pagar até com a própria vida.

 
Angola logo ali

País da África torna-se atrativo mercado de trabalho e de investimento para baianos.

 

Próxima parada, o caos

Terminais centrais de ônibus agonizam em Salvador; prefeito quer privatizar, mas MP vê irregularidades.

 

Via crucis de cada dia

Usuários de ônibus pagam caro pela passagem mas sofrem com serviço sempre ruim.

 
Desafinada Ordem dos Músicos

Artistas contestam representatividade de sua enti­dade, há 22 anos sob a mesma direção.

 
Quando entrar setembro...

Com verbas em atraso, UFBA oferece primeiras turmas do projeto Universidade Aberta.

 
Estudar e morar na capital né mole não

Situação das residências estudantis depende da relação com o poder de prefeitos do interior.

 
Assim não dá

Pessoas com deficiência impedidas de acesso facili­tado aos serviços públicos.

 
Sexo em Casablanca

Moradores reclamam da pouca, ou nenhuma, vergonha no condomínio de classe média na orla.

 
Só para apreciar

Vizinhos pobres de novo mega-shopping da capital estão céticos quanto à possibilidade de melhorar de vida.

 
 
Shopping-problema

Aeroclube atravessa pior “crise de identidade”, com desentendimentos entre lojistas e prostituição

 

Muçulmanos na terra do carnaval

Comunidade islâmica vivendo na Bahia sofre preconceito e enfrenta práticas contrárias à fé.

 
 
 
 
Universidade Federal da Bahia. Jornal da Facom. 2007.