Esta é a 11ª edição do Jornal da Facom (Jornal Laboratório da Faculdade de Comunicação da UFBA), a primeira produzida pela turma do terceiro semestre do curso de Jornalismo em 2007.2. O JF é resultado da produção textual da disciplina Oficina de Jornalismo Impresso, ministrada pela professora Malu Fontes, e tem como linha editorial norteadora contemplar temas e abordagens pouco comuns na imprensa convencional.

Por se tratar de um produto formativo, ou seja, voltado para o aprendizado da prática jornalística dos alunos que o elaboram, o Jornal da Facom está comprometido com o exercício da experimentação, o que lhe permite cotejar temas para além do factual, através de perspectivas não necessariamente marcadas pela rigidez, pelos formalismos ou pela definição estanque de gêneros jornalísticos.

Do ponto de vista gráfico, as mudanças apresentadas nesta 11ª edição visaram tornar a leitura ainda mais leve e agradável. Para isso, em relação às edições anteriores, buscou-se dar na primeira página destaque para um maior número de matérias, tendo em vista o fato de se tratar de uma publicação com mais de 30 páginas sobre os mais diversos assuntos.

Foram ainda criadas editorias ou rubricas, que podem variar ao longo das próximas edições, com o objetivo de contemplar a diversidade da produção de textos. Assim, a partir de agora, o JF terá editorias de Geral, Segurança, Cultura&Artes, Economia, Política, Ciência&Tecnologia, Esportes, etc.

Um dos principais compromissos do JF é enfrentar o desafio de dialogar, na prática, com os demais produtos laboratoriais da Facom, em tempos em que convergência não deve ser lida apenas como um conceito da comunicação contemporânea e sim como um exercício prático de conexão de diferentes linguagens e suportes através dos quais o jornalismo é hoje praticado.

Além disso, uma das metas na condução do jornal será desenvolver estratégias que permitam aos alunos do curso de jornalismo participar da produção do JF não apenas durante o semestre no qual o produzem sob o vínculo com a disciplina, mas ao longo da sua permanência na Facom.

Para consolidar quaisquer mudanças ou melhorias, é fundamental a participação do leitor. Cartas, contribuições, críticas ou sugestões devem ser enviadas para o seguinte endereço eletrônico: jornaldafacom@yahoo.com.br; ou para: Jornal da Facom – Faculdade de Comunicação da UFBA, rua Barão de Geremoado, s/n, Campus de Ondina, Salvador, Cep: 40.170.115.
Editorial